Contas de fãs de bandas e artistas da K-pop como BTS, Blackpink, EXO e IU mantidas no Weibo acabam de ser suspensas pela organização. A primeira a ser banida temporariamente é dedicada a Jimin, membro dos BTS, e foi divulgada uma nota onde se lê que a suspensão aconteceu devido a terem sido “violadas algumas regras de comunidade da Weibo”. Depois desta, outras 21 contas com interesses semelhantes foram também banidas temporariamente.
A rede social explica que se “opõe firmemente a este comportamento de perseguição de estrelas irracional e que irá tratar disso de forma séria”, prometendo “promover atividades de seguimento de estrelas racionais e regular a ordem na comunidade”, cita a CNN.
Este movimento é a continuação de uma tendência a que temos assistido nas últimas semanas com o Partido Comunista Chinês e o presidente Xi Jinping a aumentarem a regulação sobre a presença online da indústria de entretenimento. A atriz Zhao Wei, uma das mais populares do país, viu a sua página de fãs do Weibo a ser suspensa e alguns filmes e episódios de TV onde figurava a serem removidos das plataformas de streaming.
A CAC (Cyberspace Administration of China) anunciou recentemente dez medidas para “limpar” o “caos” dos clubes de fãs de celebridades, aumentando a regulação sobre esta atividade. Nas redes sociais, há quem aponte que este movimento lembra a Revolução Cultural Chinesa de 1966-76, com o Partido a parecer ainda mais obcecado com o controlo ideológico e cultural agora.