O QueSST é um avião que vai ser capaz de transportar passageiros e quebrar a barreira do som, de uma forma mais silenciosa do que até agora. A NASA já fez algumas experiências neste domínio e anuncia agora que juntou vários módulos chegando perto da forma final que o avião vai ter. O juntar destas peças todas pela primeira vez é um marco importante no processo de desenvolvimento e construção, anunciou Jay Brandon, engenheiro-chefe da NASA.
O avião vai ser capaz de atingir os 965 km/h e voar sem produzir um ‘boom’ audível para todos em terra. A agência pretende trabalhar com as comunidades por onde vai realizar os voos experimentais para recolher e reportar os dados sobre o ruído produzido. O objetivo é que a utilização seja o mais silenciosa possível de forma a não incomodar quem está por baixo dos corredores aéreos.
Esta informação, explica o Slashgear, pode vir a ser usada para reverter ou alterar as regras que impedem os voos supersónicos de passageiros, o que permitiria cortar para metade o tempo de deslocação em alguns percursos.
A assemblagem destes módulos foi feita com várias soluções avançadas, incluindo um sistema de projeções de laser para assegurar um melhor encaixe.
Ainda não há perspetivas de quando é que este avião possa cruzar os céus.