A Zoom anunciou hoje ter chegado a acordo para a compra da empresa especializada em software na cloud para contact centres Five9. O negócio faz-se por 14,7 mil milhões de dólares e constitui a maior aquisição da Zoom até à data. O CEO justifica a compra dizendo que “a adição da Five9 encaixa naturalmente e vai trazer mais felicidade e valor para os nossos clientes”, salientando que a oferta atual da Five9 é “complementar” à solução Zoom Phone.
A Five9 vai tornar-se assim uma unidade operacional da Zoom e o seu CEO, Rowan Trollope, vai tornar-se presidente, reportando diretamente ao CEO da Zoom, Eric Yuan. No ano de 2020, a Five9 registou um aumento das receitas em 33%, para os 435 milhões de dólares.
Numa altura em que se acentua a tendência do regresso ao escritório, a Zoom procura manter a popularidade que conseguiu com a pandemia e a ‘obrigatoriedade’ do teletrabalho. Yuan, noutra comunicação, explica que “a tendência para uma força de trabalho híbrida acelerou no último ano, avançado os contact centres para a cloud e aumentando a exigência dos clientes por experiências personalizadas”.
Ao abrigo deste acordo, feito através de ações, os acionistas da Five9 vão receber 0,5533 ações de classe A da Zoom por cada ação que detêm da operadora de software de contact centres, explica o Jornal de Negócios. A operação deve ficar concluída na primeira metade de 2022.
As receitas da Zoom cresceram 326% durante o ano de 2020 e ‘apenas’ 191% no primeiro trimestre de 2021.