Jeff Bezos vai ser um dos seis passageiros no primeiro voo tripulado da Blue Origin – empresa que o próprio fundou. A confirmação foi feita pelo empreendedor norte-americano através da publicação de um vídeo na rede social Instagram. “Quero ir neste voo porque foi com isso que sonhei toda a vida”, justifica aquele que é, à data, o homem mais rico do mundo.
A Blue Origin tinha anunciado no mês passado que o voo inaugural iria transportar seis pessoas – incluindo um ‘anónimo’, que poderia assegurar o bilhete da viagem através de um leilão, que ainda está a decorrer –, mas não tinha revelado até agora quem seriam os passageiros. Agora sabe-se que além de Jeff Bezos, também o irmão Mark Bezos irá participar no primeiro voo tripulado.
“Desde os meus cinco anos que tenho sonhado em viajar até ao Espaço. A 20 de julho, vou fazer essa viagem com o meu irmão. A maior aventura com o meu melhor amigo”, disse ainda o também fundador da Amazon.
O voo está marcado para 20 de julho e irá ser feito usando o foguetão reutilizável New Shepard com uma cápsula de tripulantes no topo do foguetão. Quando a aeronave atingir os 100 quilómetros de altitude, dá-se a separação entre a cápsula e o foguetão. Nessa fase, os passageiros já conseguem ver a curvatura da Terra e ter uma experiência sem gravidade.
Depois, tanto o foguetão como a cápsula de passageiros deverão aterrar, separadamente e de forma controlada, na base de lançamento.
De recordar que até ao dia 12 de junho estará em leilão um lugar neste voo inaugural da Blue Origin – atualmente a licitação nos 2,8 milhões de dólares, cerca de 2,3 milhões de euros.