A Feedzai, empresa portuguesa que desenvolve ferramentas de gestão e prevenção de risco financeiro, fechou uma ronda de investimento (série D) de 200 milhões de dólares, cerca de 169 milhões de euros ao câmbio atual. Esta nova injeção de capital coloca o valor da startup “bem acima” dos mil milhões de dólares, como revela a Feedzai em comunicado, o que lhe garante o estatuto de ‘unicórnio’ [designação de uma jovem empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares].
As ferramentas da tecnológica utilizam mecanismos de Inteligência Artificial para detetar comportamentos ou informações que ajudem a identificar crimes financeiros – com o software a ser capaz de analisar uma transação em apenas três milissegundos.
O aumento de capital foi liderado pela empresa de investimento KKR e contou também com a participação das fundos Sapphire Ventures e Citi Ventures. O dinheiro vai ser usado para acelerar a expansão global da Feedzai, para o desenvolvimento de novos produtos e para reforçar a estratégia de captação de parceiros.
A Feedzai passa a ser a quarta jovem empresa portuguesa a alcançar o estatuto de ‘unicórnio’, juntado-se à Farfetch, OutSystems e Talkdesk no grupo de startups mais valiosas.
“A tecnologia da Feedzai é um pilar do comércio atual à medida que os consumidores esperam experiências bancárias e de pagamento rápidas, fiáveis, sem fricção e, acima de tudo, seguras. O mundo tem requisitos de digitalização mais rápidos e as instituições financeiras precisa de soluções fiáveis que cresçam, em dias, não em meses, neste ambiente digital”, sublinha Nuno Sebastião, cofundador e diretor executivo (CEO) da Feedzai, em comunicado. Da lista de cofundadores fazem ainda parte Pedro Bizarro e Paulo Marques.
Segundo dados da própria Feedzai, a pandemia fez disparar o número de crimes financeiros – aumento de 650% em tentativas de acesso a contas, 600% em ataques de tentativa de usurpação de identidade e 250% em ataques bancários –, o que teve um impacto direto muito positivo na procura pelas ferramentas da empresa. A tecnológica portuguesa revela ter terminado o ano de 2020 com um crescimento em todas as geografias e em todas as áreas de produto.
Atualmente, as empresas-cliente da Feedzai têm mais de 800 milhões de utilizadores em 190 países e da lista fazem parte nomes grandes como o Citibank e o Santander.