A Agência Nacional da Inovação lançou hoje um Portal agregador de informação sobre inovação, onde entidades de investigação científica e tecnológica, empresas e investigadores podem encontrar informação e potenciais parceiros para os seus projetos. O objetivo é responder, por exemplo, quando uma empresa está à procura de uma solução tecnológica para resolver uma necessidade de negócio ou para quando um investigador pretende encontrar parceiros para desenvolver uma linha de investigação.
O Portal da Inovação funciona como um motor de busca para o Sistema Nacional de Inovação, numa lógica unificadora de conteúdos que, até agora, ou não estavam acessíveis ou estavam dispersos por diferentes plataformas.
Cada subscritor tem acesso a uma área reservada onde pode gerir a informação do seu interesse e o Portal permite que entidades que ainda não estejam registadas façam o seu processo aqui. O separador de Investigadores dá acesso a uma base de dados com milhares de nomes de investigadores e respetivas linhas de investigação e competências, com mais de 40 mil currículos, baseado nos registos geridos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. No que toca às entidades, há 1234 registadas, das quais 689 são atores ligados ao ensino superior e centros de investigação, 206 são redes colaborativas e de intermediação tecnológica, 121 são incubadoras de empresas ou startups e entidades de aceleração tecnológica e 195 são empresas que integram I&D no seu negócio.
Há uma zona no portal exclusivamente dedicada a quem esteja à procura de soluções para problemas tecnológicos e uma outra que serve de montra para mais de 100 projetos nacionais ‘exporem’ as suas características.
O Portal foi hoje apresentado oficialmente e está disponível aqui.