Um dos maiores desafios para o combate à pandemia é o processo de vacinação e agilização das comunicações. Nesse sentido, a Talkdesk, com sede na Califórnia, mas fundada por dois portugueses, desenvolveu uma solução que ajuda a tornar o processo de comunicação entre as entidades e farmácias responsáveis pela vacinação e os pacientes mais eficiente. Tecnologia vai estar disponível para estes serviços durante seis meses e pode ser implementada em apenas 24 horas.
A coordenação de todo o processo logístico e de comunicação no que toca à vacinação global é bastante complexa devido ao número de intervenientes nas diferentes fases. Os centros de contacto ao cliente não estão, normalmente, habilitados e dotados tecnologicamente para fazer face a esta nova realidade. A solução da Talkdesk surge para ajudar a que o processo de vacinação seja mais eficiente, garantindo as interações atempadas entre instituições, fornecedores, profissionais de saúde e pacientes.
A vacinação trouxe novos desafios aos profissionais de saúde, incluindo um trabalho de divulgação e educação, aumento do volume de chamadas, gestão de marcações e garantir taxas de finalização de contacto.
A solução está já a ser usada pela norte-americana Krucial Staffing que explica que depende “do centro de contacto para gerir pedidos de equipas, incluindo a distribuição urgente de algumas necessidades dos profissionais de saúde para emergências como desastres naturais ou outras crises. A pandemia criou uma procura gigante dos profissionais de saúde da nossa empresa, com mais de um milhão de chamadas por dia, o que aumentou a nossa necessidade de implementar uma solução escalável, de forma rápida, que respondesse ao exponencial volume de chamadas”, afirmou Brian Cleary, CEO da empresa.
A distribuição e administração eficiente da vacina a toda a população é essencial para garantir a recuperação económica mundial e o retorno à normalidade pré-Covid.