Elon Musk voltou a brindar os seus seguidores na rede social Twitter com uma novidade inesperada: o atual diretor executivo da Tesla e da SpaceX anunciou a doação de 100 milhões de dólares, cerca de 82 milhões de euros ao câmbio atual, para apoiar o desenvolvimento de tecnologias de captura de carbono.
A captura de carbono consiste em métodos que ajudam a diminuir a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera ou a sua captura e transformação, por forma a diminuir a concentração de CO2.
Os detalhes sobre esta doação são escassos, com Elon Musk a prometer mais detalhes sobre a forma como será possível obter financiamento para ideias apenas na próxima semana.
Esta doação milionária acontece numa fase em que o empreendedor norte-americano tem discutido, taco a taco, o título de pessoa mais rica do mundo com Jeff Bezos, líder da Amazon. No momento de publicação deste artigo, Musk tinha uma fortuna avaliada em 182 mil milhões de dólares, cerca de 149 mil milhões de euros, ao passo que Bezos tinha 192 mil milhões, o equivalente a 157 mil milhões de euros.
De acordo com a publicação Engadget, esta não é a primeira grande iniciativa focada no desenvolvimento de tecnologias da captura de carbono. Em 2018, a Fundação X Prize disponibilizou 20 milhões de dólares para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias nesta área.