As apps que monitorizam, pelo smartphone e de forma anónima, os encontros entre pessoas e dá alertas sobre a proximidade com pessoas que tenham tido diagnóstico positivo à Covid-19 estão a ser lançadas de forma generalizada um pouco por todo o lado. Também de uma forma mais global, tem havido alguma resistência dos utilizadores e das comunidades em adotar estes sistemas. A oferta de vantagens, como uma via rápida de entrada em eventos ou a possibilidade de passar à frente em filas, pode servir para potenciar esta utilização, sugerem os responsáveis do estado alemão da Renânia do Norte – Vestefália.
Na Alemanha, a app foi lançada em junho e conta com mais de 22 milhões de downloads, o que significa que apenas um quarto dos 83 milhões de cidadãos a tem no telemóvel. Quantos mais utilizadores estiverem a usar a app, mais eficaz se torna, lembra a Reuters.
As propostas do estado alemão vão ser apresentadas, juntamente com as de outros estados, para serem validadas pelas entidades estatais e federais. Durante o dia de hoje, as autoridades vão reunir-se e decidir sobre as novas medidas de restrição e confinamento, com vista à contenção dos números do coronavírus.