A autoridade da Concorrência da Comissão Europeia acusa a Amazon de abuso de posição dominante e de usar os dados e o seu volume para esmagar os pequenos comerciantes que usam a sua plataforma para vender produtos. A Amazon está a ser investigada também nos EUA pela forma como trata estes vendedores e pelo seu papel duplo na plataforma, de dona e vendedora rival. O regulador europeu analisou a forma como a Amazon recolhe dados dos vendedores e acusa agora a gigante de usar essa informação para se posicionar depois como concorrente destes pequenos vendedores.
A investigação decorre desde julho do ano passado e foi iniciada pelas queixas que chegaram dos comerciantes de França e Alemanha. As autoridades monitorizaram mais de 80 milhões de transações e reviram mais de 100 milhões de produtos da plataforma para poder construir este caso.
Margrethe Vestager, Comissária Europeia para a Concorrência, afirma que “o uso destes dados permite à Amazon focar-se na venda dos produtos mais vendidos e marginalizar os terceiros, esmagando a sua capacidade de crescer”, cita a Reuters. Depois de multas avultadas à Google e a outras tecnológicas, a Amazon pode ser na mira da Comissária também. No entanto, Vestager pede também que os reguladores atuem e não permitam que a existência deste papel duplo nas plataformas online distorça a competitividade. Já a Amazon defende-se dizendo que “representamos menos de 1% do mercado global do retalho e há retalhistas maiores que nós em todos os países onde operamos”.
A decisão de uma multa e dos próximos passos deve chegar no próximo ano e pode ascender a 10% do total das receitas da Amazon, se se considerar que esta viola as leis da concorrência. A penalização financeira pode ser evitada se a empresa e as autoridades chegarem a algum tipo de acordo.