A Covid-19 vai implicar alterações significativas no panorama económico e social. Com cada vez mais pessoas a cumprirem as quarentenas decretadas um pouco por todo o mundo, diminui a procura de serviços de transporte, como é o caso da Uber. A empresa está ciente de que muitos dos seus motoristas vão passar tempos atribulados e irão acabar por ter de procurar outro emprego. Assim, depois de ter oferecido 14 dias de assistência financeira aos condutores diagnosticados com Covid-19 e de ter trabalhado para receberem apoios federais, a Uber lançou o Work Hub, uma plataforma que liga os motoristas a outras oportunidades de trabalho. Todas estas medidas são válidas apenas para os EUA
A Work Hub é uma plataforma que engloba alguns parceiros como Domino’s, Shipt da Target ou Careguide, explica o Engadget. O objetivo é começar a mostrar vagas de trabalho em locais como McDonald’s, FedEx, UPS, Pepsi, Hertz e Walgreens. Os condutores vão ter acesso a esta plataforma diretamente na app Uber, dentro da sua secção.
A empresa está a promover várias medidas de mitigação, como a sugestão de que os condutores passem a aceitar serviços UberEats se estiverem disponíveis e a UberWorks que liga os trabalhadores a vagas se empregos por turnos, como de apoio logístico ou de apoio ao cliente.
Alguns condutores viram os seus ganhos mensais baixar 80% e outros deixaram de trabalhar por receio de contrairem a doença.