A solução Siharbor da Siemens vai criar a maior “tomada elétrica” para navios na Alemanha. O objetivo é fornecer energia “verde” certificada a dois navios em simultâneo e reduzir as emissões anuais de CO2 em mais de oito mil toneladas. O sistema deverá estar pronto para testes na temporada de cruzeiros de 2020 e estima-se que, no futuro, 60% da procura de energia por parte dos navios que entram no porto de Kiel seja feita por esta via, sendo os geradores a diesel desligados enquanto os navios estão atracados.
A Siharbor inclui uma subestação com quatro transformadores secos, quatro quadros elétricos de média tensão isolados a ar e um conversor de frequência de 16 MVA. Este tipo de transformadores é considerado adequado para condições ambientais severas, como aquelas que se encontram num porto e onde existe um alto teor de sal. A alimentação elétrica ininterrupta vai ser garantida por um sistema de conversão Siplink da Siemens com um conversor de frequência e software para o controlo centralizado de dois ancoradouros, que permite conectar duas redes de média tensão com frequências diferentes. O Siplink sicnroniza as duas redes e assume automaticamente o fornecimento de energia.
O porto de Kiel é o ponto de partida e chegada para muitos cruzeiros e dispõe de várias ligações ferry para estados bálticos e para a Escandinávia. Os dados da Federação Europeia para Transportes e Ambiente mostram que os navios que atracaram na UE emitiram, em 2018, mais de 139 milhões de toneladas de CO2. Só em Portugal, as emissões produzidas foram superiores àquelas que foram emitidas pela totalidade da frota de automóveis existentes nas oito maiores cidades do nosso país. Este tipo de projetos pode ter consequências reais e efetivas na descarbonização e no cumprimento de metas ambientais internacionais. O porto alemão já tem em funcionamento um sistema de energia em terra também da Siemens que já ajudou a reduzir as emissões poluentes em cerca de mil toneladas.