A Nos e a Deloitte anunciaram hoje que vão trabalhar em parceria para o desenvolvimento de uma oferta conjunta para o segmento das cidades inteligentes em Portugal. A parceria tem por base a assinatura de um acordo entre as duas companhias.
Através desta parceria as duas empresas preveem a instalação de centros de comando que permitem receber informação de sensores e interatuar com diferentes equipamentos urbanos. “Esta aliança une o conhecimento estratégico e operacional da Deloitte em processos de transformação digital de cidades com a rede de parcerias tecnológicas e de telecomunicações da Nos. Um dos objetivos passa por permitir ao poder local evoluir para soluções de gestão mais robustas e escaláveis, em domínios verticais como mobilidade, ambiente, energia, comunicações, água, resíduos, entre outros”, refere um comunicado conjunto das duas empresas.
A Nos não esconde o interesse em colocar a futura rede de quinta geração de telemóveis (5G) ao serviço das cidades inteligentes. Na Deloitte, é enaltecida a participação em mais de 100 projetos de cidades inteligentes e a importância da cooperação entre municípios em torno de soluções que podem revelar-se vantajosas para o erário público ou para a população.
“A adoção de soluções de gestão integrada de ativos aumenta a eficiência global de uma cidade, com fortes poupanças operacionais. Adicionalmente, a análise de dados permite aos autarcas uma correta tomada de decisão quanto a investimentos e manutenção proativa, como é caso do CitySynergy, desenvolvido pela Deloitte”, refere o comunicado.