As ações da Tesla valorizaram 8,1% para os 591,78 dólares durante o dia de ontem, mantendo a tendência dos últimos três meses, período em que o preço das ações duplicou. Com esta valorização, a Tesla fica avaliada em 100 mil milhões de dólares, ou seja, mais do que a Ford e a GM juntas. A Tesla bate o recorde ao tornar-se a primeira fabricante automóvel a bater a marca dos 100 mil milhões de dólares.
Recorde-se que Musk tinha escrito no Twitter que, quando as ações valessem 420 dólares, iria privatizar a empresa, declarações que agitaram os mercados e levaram as autoridades financeiras a agir. Mais tarde, o fundador da empresa voltou atrás e revelou que essa intenção tinha sido abandonada, depois de os reguladores mostrarem preocupações.
Ben Kallo, analista senior da Robert W. Baird & Co., citado pela Reuters, explica que «a preocupação da liquidez já não está em cima da mesa e isso abre o caminho para novos investidores (…) no setor tecnológico onde é muito difícil recrutar e reter funcionários, especialmente na Bay Area, o preço das ações ajuda».
A evolução das ações neste sentido acelerou no último trimestre do ano passado quando a Tesla revelou ter tido lucros, ter aumentado a produção na China e ter tido mais entregas de carros do que o esperado.
A Tesla vai fazer o anúncio dos resultados financeiros no dia 29 de janeiro.