A liga de futebol espanhola, mais conhecida por La Liga, recebeu uma multa de 250 mil euros por ter violado normas europeias de privacidade de dados ao ter utilizado a sua aplicação para descobrir plataformas ilegais de streaming. De acordo com a jornal Abc, a agência de proteção de dados espanhola deu até dia 30 de junho para que a liga de futebol remova a app.
Através da aplicação, que é atualmente utilizada por cerca de 4 milhões de pessoas em Espanha, a liga acedeu à localização e ao microfone dos dispositivos móveis dos utilizadores para detetar locais (por exemplo, bares) onde fossem feitas transmissões ilegais dos jogos de futebol.
Em declarações ao El País, a La Liga demonstrou estar desapontada com a decisão da entidade reguladora, acusando-a de não perceber o prejuízo que a liga de futebol pode ter com as plataformas de streaming ilegais.
Segundo o jornal, os responsáveis da liga espanhola defenderam-se ao reforçar que é perguntado duas vezes aos utilizadores da app se consentem permitir acesso ao microfone do smartphone. Além disso, afirmaram que a Liga não guardou qualquer ficheiro de áudio vindo de um dispositivo dos utilizadores da app. Em vez disso, a app recolhe uma espécie de “amostra digital de áudio”, que não tem o propósito de decifrar o que o utilizador está a falar, mas a entidade reguladora não ficou convencida de que os utilizadores estavam cientes dos termos de utilização.
No rescaldo da situação, a liga espanhola decidiu remover a ferramenta de microfone da aplicação até ao final deste mês.