A Konica Minolta anunciou o lançamento do Workplace Hub, um equipamento inteligente que pretende agregar dados numa plataforma e torná-los acessíveis a toda a empresa, garantindo que estão sempre seguros. Ocupa pouco mais do que um metro quadrado e possui um software que gere e coordena os padrões de utilização, de forma a rentabilizar a produtividade das empresas e dos seus trabalhadores.
Integra tecnologias, nomeadamente, IoT (Internet of Things), Inteligência Artificial (IA) e Intelligent Computing, que, para além de permitirem um maior conhecimento organizacional, têm um impacto positivo a nível dos departamentos de Recursos Humanos, ao facilitar os processos de comunicação e fluxos de informação.
Esta plataforma foi também concebida com um software e ferramentas de colaboração social, de forma a minimizar a sobrecarga de informação.
A nível de partilha de informação a Workplace Hub pode dar também um forte contributo na uniformização do conhecimento de projetos entre colegas e os quadros de chefia e facilitar as colaborações geograficamente remotas.
No desenvolvimento deste projeto, a empresa japonesa contou com o apoio da Hewlett Packard Enterprises, da Sophos e da gigante tecnológica Microsoft.