A Sonae Investment Management (Sonae IM) anunciou esta terça-feira o investimento na empresa israelita Cellwize. O comunicado da empresa portuguesa não revela os valores envolvidos, mas recorda que entre as empresas que investiram na produtora de sistemas de gestão e automação das redes de telecomunicações figuram a Deutsche Telekom Capital Partners (DTCP), a Viola Ventures, a Green Apple Tech e a Vintage Investment Partners.
O investimento terá em vista uma rentabilização das tecnologias durante o início da implementação das redes quinta geração de telemóveis (5G). «A Cellwize é um líder tecnológico global e tem sido consistentemente reconhecido pela qualidade e resiliência da sua tecnologia por uma longa lista de operadores “tier-1” (operadores de topo) de rede móvel» refere, em comunicado, Carlos Alberto Silva, diretor executivo na Sonae IM, enaltecendo o potencial da «arquitetura modular e aberta», da Cellwize.
A crescente diversidade de equipamentos, sistemas operativos ou marcas de fornecedores terá atuado como um argumento a favor do investimento na empresa israelita. Inteligência artificial e aprendizagem máquina também terão dado o mote para esta aposta estratégica.
«À medida que os operadores de rede móvel preparam o crescimento das suas redes, gerir a crescente complexidade criada por redes heterogenias e multi-vendedor é um desafio. A Cellwize oferece soluções modulares para uma adoção ágil de capacidades para automação ‘zero-touch’ da rede, sobre uma mesma plataforma de orquestração de serviço virtualizada», refere o comunicado da Sonae IM.