A Robert Walters, uma consultora internacional de recrutamento, listou as seis profissões mais procuradas em 2019 pelas empresas portuguesas após ter entrevistado alguns especialistas de várias áreas, tendo apurado desde o perfil requerido nos trabalhadores, ao salário anual de cada uma destas profissões e progressão de carreira.
De acordo com Paulo Ayres, Manager na divisão de IT Software Development na mesma consultora, os programadores «são hoje alguns dos profissionais mais requisitados do mercado português. Estão presentes em quase todas as indústrias, desde empresas alimentares bastante tradicionais a consultoras de alta tecnologia». No comunicado de imprensa da Robert Walters, é referido que «são esperados aumentos salariais para os diferentes tipos de developers na medida que há um número crescente de oportunidades sem aumento equivalente de candidatos no mercado».
Depois dos programadores, as profissões mais requisitadas são os profissionais da área do marketing, seguidos dos profissionais da área financeira (CFO), supervisores de O&M (na área das energias renováveis), gestores de contas e, por fim, gestores de fábricas (na indústria automóvel).