O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Setúbal deteve uma mulher de 29 anos de idade que burlou dezenas de pessoas com um esquema fraudulento, no qual faturou aproximadamente 50 mil euros.
De acordo com um comunicado da PJ, a burla teve por base a inexperiência das vítimas, e não uma falha de segurança na aplicação MB Way. Tudo começava por uma demonstração de interesse em artigos que estavam à venda na plataforma de comércio online OLX. Após estabelecido o primeiro contacto com os vendedores, a mulher comunicava que pretendia realizar a transferência através da app MB Way para efetuar a compra do artigo e conduzia-os a seguir um conjunto de instruções fraudulentas que levava os lesados a entregarem suas credenciais de login sem saberem.
Uma vez na posse do PIN de 6 dígitos e com o número pessoal das vítimas, a mulher conseguiu entrar em várias contas de MB Way, tendo acesso ao cartão dos vendedores, e fazer transferências de milhares de euros para a sua conta pessoal.
Os enganados, por não saberem utilizar a aplicação, saíram gravemente prejudicados e só repararam nos débitos feitos na sua conta mais tarde, quando já não era possível reaver o seu dinheiro.
Na sequência desta notícia, a SIBS fez um alerta com várias sugestões, lembrando que os detalhes relativos a este “caso” vão permanecer confidenciais, pois «as burlas ou fraudes com serviços legítimos e fidedignos, como é o caso do serviço MB Way, são fundamentalmente um problema de segurança pública, pelo que a SIBS mantém uma relação estreita com as autoridades com vista a ajudar a prevenir e/ ou identificar estas atividades», diz o comunicado da gestora do Multibanco e do MB Way.
No mesmo comunicado, a SIBS apresenta várias recomendações para os consumidores:
«1) Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do Multibanco, quer seja através do homebanking.
2) Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
3) Da mesma forma, nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
4) Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via sms, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima.
5) Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via sms. o Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente.»