Accenture e Cognizant estão entre as empresas que prestam serviços de moderação de conteúdos sexuais, de ódio ou violentos para o Facebook. Nas últimas semanas, surgiram vários relatos de trabalhadores e ex-trabalhadores a denunciar as condições difíceis deste tipo de tarefa e a revelar que muitos destes funcionários apresentam sintomas semelhantes ao stress pós-traumático.
Justin Osofsky, vice-presidente de Global Operations do Facebook, escreveu num post que «queremos continuar a ouvir os nossos revisores de conteúdos, parceiros e os media – que nos consideram responsáveis e conseguir uma oportunidade de melhorar», cita a Cnet.
Alguns ex-funcionários e atuais trabalhadores destas empresas vieram a público revelar que muitos colegas estão a virar-se para a prática de relações sexuais nos elevadores e escadas do local de trabalho, consumo de drogas e para o humor negro como forma de lidar com as tarefas que têm de realizar. Por outro lado, há relatos de que estas pessoas têm mais tendência para começar a acreditar em teorias da conspiração. O The Verge ouviu um trabalhador a contar que leva uma arma para o emprego e que dorme com ela com receio de vinganças de ex-colegas.
A Cognizant afirmou, em reação a estas notícias, que a empresa oferece apoio através de especialistas, um programa de bem-estar e outras ferramentas. Por outro lado, foram investigadas queixas específicas sobre os locais de trabalho e «tomamos as devidas medidas onde necessário e temos ações em prática para continuar a endereçar estes temas e outros que sejam levantados pelos nossos funcionários».
O Facebook defende que o modelo ter terceiros a moderar é para continuar e que existem auditorias, visitas regulares aos parceiros e reuniões com a equipa de staffing para aferir o bem estar de quem tem de lidar com vídeos violentos ou de cariz sexual todo o dia. A empresa de Zuckerberg quer uniformar contratos, organizar um evento que junte estes parceiros e disponibilizar uma linha de denúncias anónima para os Recursos Humanos dos outsourcers ou diretamente para o Facebook.
Existem mais de 2,3 mil milhões de utilizadores no Facebook e cerca de 15 mil revisores de conteúdos.