Os números acabam de ser revelados pelo Boston Consulting Group (BCG): as ferramentas de publicidade da Google fazem movimentar, anualmente, 2,5 mil milhões de euros na economia portuguesa.
Segundo os especialistas do BCG, o valor agora anunciado será alcançado pela via do aumento de vendas na Internet ou que foram influenciadas pelas campanhas disseminadas por ferramentas digitais.
O incremento das vendas também produz efeito ao nível da geração de emprego: «Assumindo uma produtividade média de 21,6 euros por hora, o estudo estima que as receitas geradas pelos produtos e serviços da Google em Portugal sejam equivalentes a cerca de 70 mil empregos», informa a Google, em comunicado.
No relatório divulgado esta sexta-feira, o BCG aponta ainda para os resultados alcançados pelo YouTube: os maiores 250 canais de YouTube geridos a partir de Portugal geraram mais de 16 mil milhões de visualizações desde que foram criados. A publicidade inserida nesses vídeos ronda os 12 milhões de euros anuais.
Ainda no que toca à vertente profissional, destaque para a estimativa que dá conta da existência de 10 mil programadores que trabalham maioritariamente com sistemas operativos Android. Este número corresponde a 15% dos programadores que vivem em Portugal.
O relatório lembra ainda que o Google, enquanto motor de pesquisa, tende a ser encarado como uma ferramenta democratizadora no que toca ao acesso à informação. O que não impede a comunidade de lhe atribuir um valor monetário, apesar de se tratar de uma ferramenta grátis. «No final, o estudo verificou que este valor anual ascende em média a 1.400 euros por utilizador de internet adulto, com diferentes valorizações consoante o produto em questão mas um terço dos utilizadores afirmou que não abdicaria da função de pesquisa, independentemente do valor da contrapartida oferecida», conclui o comunicado da Google.