Um terço dos 3,1 milhões de dólares da Google vai ser usado para sustentar os esforços atuais da Wikimedia Foundation e os restantes dois milhões vão ser canalizados para planos de longo prazo. Além da doação em dinheiro, a Google anunciou no World Economic Forum que vai oferecer várias tecnologias de aprendizagem de máquina aos editores da Wikipedia.
A tecnológica vai permitir o acesso dos editores à Custom Search API e à Cloud Vision API, para que possam indicar citações de forma mais fácil.
Ambas as organizações vão também aprofundar o Project Tiger, lançado em 2017, que prevê aumentar o número de artigos escritos em idiomas pouco representados na Índia, inlcuindo dez novas línguas em alguns outros países e regiões.
Este esforço da Google é positivo, mas em troca a gigante vai beneficiar desta decisão, conseguindo usar os conteúdos da Wikipedia em alguns dos seus produtos ou ainda usando os artigos publicados para treinar os algoritmos de aprendizagem, relembra a Wired.
Por outro lado, iniciativas como o Project Tiger, agora rebatizado de GLOW, fazem com que a Google possa marcar uma entrada em mercados com potencial e que ainda estão por explorar, como a Índia, a Nigéria ou a Indonésia.