A FCC sugere abrir o espectro de frequência a 6 GHz para as comunicações Wi-Fi. Atualmente, os routers operam ou nos 2,4 GHz ou nos 5 GHz. Os primeiros permitem, em traços gerais, comunicações para mais longe mas a velocidades mais reduzidas, enquanto os segundos permitem comunicações mais rápidas, mas tradicionalmente para distâncias mais reduzidas. A alternativa de abrir os 6 GHz pode ser equiparada a ter mais uma faixa para circular numa estrada já congestionada.
Anthony Rowe, professor da Carnegie Mellon University, explica que «basicamente, as pessoas vão ter Wi-Fi mais rápido». O especialista salienta que no espectro dos 6 GHz há quase três vezes mais largura de banda disponível do que nas frequências em uso atualmente, cita a Popular Science.
Este espectro já é usado atualmente para comunicações da Terra para o espaço e para transferências especializadas, nomeadamente na indústria do petróleo e do gás. A abertura dos 6 GHz poderia ajudar a obter ligações mais rápidas especialmente em locais como estádios ou centros comerciais, onde existe uma grande congestão devido ao número de aparelhos ligados em simultâneo.
A sugestão da FCC vai ser agora sujeita a um período de discussão pública e depois a votação.