A Altice pretende reunir fabricantes, indústria, academia e startups numa agenda de acolhimento laboratorial de soluções, suporte na evolução até ao mercado e lançar serviços inovadores e competitivos no âmbito da Internet das Coisas, com o recem-criado Golabs.IoT. De acordo com o comunicado de imprensa, os especialistas já estão a trabalhar em vários projetos como num sistema de telecontagem de água, na monitorização industrial e ambiental e de gestão de estacionamento.
O CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, refere que o «investimento da Altice Portugal em IoT e a criação do Golabs.IoT encontram no maior operador de comunicações em Portugal as condições de infraestrutura e tecnológicas mais adequadas». Por outro lado, Chris Lu, CEO da Huawei Portugal, descreve que «como líder no sector TIC, a Huawei está dedicada ao desenvolvimento da IoT, contribuindo para o ecossistema numa vertente end-to-end».
A Internet of Things, ou IoT, é apontada pelos especialistas como um dos drivers fundamentais em 2018 para o investimento em Tecnologias de Informação. Prevê-se que o número de dispositivos conectados em todo o mundo cresça a um ritmo anual de 32% até 2021.