Cascais, vila histórica à beira-mar erigida; Consumer Electronic Show (CES), um dos maiores certames de tecnologias do mundo, em Las Vegas. O que é que os dois têm em comum? A resposta acaba de ser dada pelo Município de Cascais, com um orgulho típico destas ocasiões: «A estratégia do município de Cascais em compatibilizar desenvolvimento tecnológico com um elevado padrão de qualidade de vida garantiu-lhe a participação, a primeira de uma autarquia portuguesa, no CES».
Miguel Pinto Luz, vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, foi o representante designado pelo município cascalense para dar a conhecer projetos e iniciativas que tornaram a vila portuguesa uma legítima detentora do título de smart city. A participação na conferência “Parcerias para construção de cidades inteligentes” resultou de um convite da Consumer Technology Association (CTA), «após vários especialistas e universidades terem referenciado o lugar de destaque que Cascais conseguiu obter no panorama das Smart Cities», refere o município em comunicado.
A Município de Cascais refere que a intervenção na conferência do CES serviu para dar a conhecer o centro de atendimento único, do login único para as várias plataformas digitais, dos títulos de tranporte MOBI Cascais, a app Fix Cascais para a solicitação de intervenções municipais, o orçamento participativo mais votado da UE.