A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu 39 processos de contraordenação na sequência das ações de fiscalização levadas a cabo em 255 operadores económicos, durante a época de descontos conhecida como Back Friday (última sexta-feira de novembro).
Em comunicado, a ASAE informa que os processos de contraordenação foram desencadeados «por falta de indicação da modalidade de venda e período de duração, falta de comunicação de saldos à ASAE, a não prestação ou a prestação de informações falsas, inexatas ou incompleta». A entidade fiscalizadora refere ainda que foi «recolhida documentação diversa que se encontra em fase de análise».
No próprio dia da Black Friday, a ASAE confirmou à Exame Informática a intenção de acompanhar de perto as práticas comerciais das lojas e superfícies comerciais que aproveitam esta moda iniciada nos EUA e com maiores tradições na área da informática e da eletrónica de consumo para fazer promoções antes do início da época de vendas mais forte, que tem como cenário o Natal.