Rob Wainwright, diretor da Interpol, discursou na Web Summit e alertou para o aparecimento de cibergangues cada vez mais organizados, com cada vez mais meios e tecnologias ao seu dispor e para as novas ameaças, que surgem a um ritmo impressionante.
«O que me preocupa é a cada vez maior sofisticação, que se está a tornar boa o suficiente para colocar em causa partes críticas da nossa infraestrutura, como o setor financeiro e bancário», alertou Wainwright, em declarações à Reuters.
Além da rápida expansão dos ataques, o especialista relembrou ainda que há empresas que não foram capazes de adaptar as suas estruturas informáticas para se defender eficazmente contra os ataques de ransomware, que sequestram os dados e só os libertam em troco de um pagamento, geralmente em bitcoin.
Um dos maiores desafios que as autoridades enfrentam passa pelo facto de que os atacantes podem estar «nos seus quartos» a orquestrar os ataques, o que torna difícil encontrá-los.
Só no ano passado, as autoridades de vários países acabaram com 20 grupos criminosos que se dedicaram a criar uma economia de serviços para outros atacantes, oferecendo serviços de lavagem de dinheiro ou venda de drogas online.