A Audi anunciou que os modelos Q7 e A4 construídos a partir de 1 de junho de 2016 estão equipados com tecnologia que lhes permite comunicar com os sinais de trânsito, a V-to-I, de vehicle-to-infrastructure. Esta solução permite que os sinais possam trocar dados com os veículos, através da cloud. Assim, por exemplo, é possível que o sinal de trânsito transmita quanto tempo falta para ficar verde e reduzir a ansiedade da viagem. Os carros vão ter um relógio em contagem decrescente, de forma a que o condutor saiba quando deve ficar pronto para arrancar, explica a Reuters.
Os responsáveis da Audi explicam ainda que não se trata de uma funcionalidade de segurança, mas sim de conforto e conveniência. O sinal pode, por exemplo, transmitir dados sobre quanto tempo falta para ficar vermelho, para que o utilizador possa começar a travar para reduzir a marcha e ainda sobre qual a velocidade ótima a que deve circular para que possa “apanhar” a luz verde e evitar trânsito.
De futuro, a tecnologia pode estar ligada ao sistema de navegação do carro ou às funções de stop/start.
Sabe-se que o piloto vai decorrer em cinco a sete cidades dos EUA – não se conhecem ainda quais serão -, mas já se sabe que será feito de uma forma gradual.