Um controlador de tráfego ferroviário foi detido depois de um relatório que o responsabiliza por uma colisão entre dois comboios que causou 11 mortes no sul da Baviera, Alemanha. O controlador confirmou a acusação que consta no relatório: foi por estar distraído com um jogo de telemóvel que acabou por desencadear os procedimentos errados que levariam à colisão entre os dois comboios, num troço de uma única linha.
O detido arrisca-se a uma pena de prisão de cinco anos por homicídio por negligência.
De acordo com a BBC, o controlador de tráfego começou cometer um erro no que toca à sinalização usadas na ferrovia e, em seguida, usou o número de emergência errado. Os dois erros já não foram emendados a tempo – e os dois comboios acabaram por colidir a uma velocidade de cerca de 100 quilómetros hora, nos arredores de uma localidade conhecida por Bad Aibling. Além das 11 mortes, a colisão provocou ferimentos em 85 pessoas.
Apesar da confissão do controlador de tráfego, os relatórios dos peritos revelam ainda falhas técnicas na gestão daquele troço da ferrovia que fica a cerca de 60 quilómetros de Munique.