
A ideia começou a ser divulgada no Kickstarter. E não tardou muito até fazer o primeiro teste com 250 bicicletas. Provada a viabilidade do conceito, foi a vez de a sucursal inglesa do Banco Santander e a Transport for London avançarem com o investimento num projeto de maior dimensão: em breve, 11,500 bicicletas da Transport for London vão começar a circular em Londres emitindo projeções luminosas que as sinalizam perante outros veículos ou peões.
A solução, que dá pelo nome de Blaze Laserlight, tem por base um conjunto de lâmpadas LED que projetam um sinal de uma bicicleta, seis metros mais à frente, no chão. Com este sinal luminoso, a designer acredita ter criado uma solução para as situações em que as bicicletas não são avistadas por condutores de outros veículos: em declarações à versão britânica da Wired, Emily Brooke recorda que 79% dos acidentes que envolvem bicicletas se deveram ao facto de os ciclistas se encontrarem num ponto de pouca ou nula visibilidade.
A Transport for London acredita que poderá atrair mais utilizadores com a colocação do sinal luminoso nas 11,500 bicicletas que tem disponíveis para aluguer. Boris Johnson, presidente da Câmara de Londres e entusiasta da bicicleta, já deu o apoio moral a esta iniciativa que ajuda a criar ciclovias virtuais: «Estamos sempre à procura de desenvolver formas novas e inovadoras que ajudem as pessoas a andarem de bicicleta na capital (inglesa) com mais segurança, e estas luzes verdes vão ajudar as bicicletas de aluguer a tornarem-se visíveis à noite».