As remessas mundiais de smartphones atingiram os 355,2 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Estes dados são avançados pela IDC, que salienta que os consumidores já estão mais conscientes das diferentes opções que têm à disposição quando escolhem um terminal.
De acordo com a consultora, o foco das marcas neste trimestre esteve no lançamento de terminais topo de gama, com os fabricantes a tentarem ofuscar-se uns aos outros ao nível de design e de funcionalidades. Contudo, a maior parte do crescimento e do volume continuará a verificar-se nos segmentos de entrada de gama e gama média.
A nível de fabricantes, a Samsung mantém-se na liderança com uma quota de mercado de 23,8% e é seguida pela Apple, que atingiu os 13,5%. A Huawei registou resultados particularmente bons no mercado europeu e chinês, conseguindo ascender à terceira posição com uma quota de 7,5%. A fechar o top 5 encontramos a Lenovo com 5,3% e a Xiaomi com 5,2%.
Mas, se o mercado de smartphones atingiu resultados positivos, o mesmo não se pode dizer do de tablets. As remessas mundiais ficaram-se pelos 48,7 milhões de unidades no terceiro trimestre, o que significa uma queda de 12,6% em relação ao ano passado.
Segundo a IDC, as principais razões para estes resultados são o facto de os utilizadores estarem a dar um período de vida de cerca de quatro anos aos tablets e de os smartphones apresentarem ecrãs cada vez maiores. A consultora salienta que o mercado está a passar por um período de mudança, com os fabricantes a apostarem cada vez mais no lançamento de híbridos (2-em-1) em detrimento de tablets.
No que diz respeito às marcas, a Apple lidera o mercado com 20,3% de quota de mercado. A Samsung está em segundo lugar com 16,5% e é seguida pela Lenovo, que tem 6,3%. A quarta posição é ocupada pela Asus, com 4%, e a Huawei fica com a quinta posição, graças a uma quota de 3,7%.