A Lenovo reuniu hoje com a imprensa nacional para fazer um balanço do primeiro ano de atividade em Portugal e para divulgar os objetivos para o próximo ano fiscal. E o ponto que os responsáveis da marca chinesa fizeram questão de salientar é que quer chegar a número dois no mercado português e atingir uma quota de mercado de 20% já este ano.
Um objetivo ambicioso, já que, de acordo com os dados preliminares da IDC para o primeiro trimestre, a Lenovo tem 9% de quota no mercado de consumo e é o quarto maior fabricante de PCs a nível de vendas (embora lidere o mercado a nível mundial).
Para atingir este objetivo, a estratégia da marca passa por, segundo Carlos Cunha, líder da Lenovo para a área de consumo, fazer chegar a “gama Yoga ao mainstream” e aproveitar as oportunidades de crescimento no segmento de tablets Android de 8” e 10” e Windows de 10”. Além disso, o fabricante também espera registar um crescimento gradual nos desktops, revelando que vai ter all-in-ones disponíveis na época do regresso às aulas.
De salientar que, ao contrário do que acontece em outros mercados, a Lenovo não tem prevista a introdução de smartphones de marca própria em Portugal, preferindo continuar a trabalhar em parceria com a Motorola (que, recorde-se, foi adquirida pela Lenovo à Google no ano passado).