A associação de empreendedorismo COTEC acaba de anunciar os 16 projetos tecnológicos que foram selecionados para participar no programa COHiTEC. Os projetos, que são promovidos por investigadores que hoje pertencem à comunidade científica nacional, foram selecionados a partir de 35 candidaturas.
A COTEC revela que as 16 equipas participantes contam com um total de 50 investigadores, 13 estudantes de pós-graduação e 32 de mentores. «As tecnologias são originárias das universidades de Aveiro (Departamentos de Biologia e Engenharia Mecânica), Coimbra (Centro de Neurociências e Biologia Celular), Évora (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas), ISCTE-IUL (Instituto de Telecomunicações), Lisboa (Instituto Superior Técnico, Faculdades de Ciências, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária e Instituto de Medicina Molecular) e Porto (Faculdade de Engenharia, INESC TEC e I3S). Há ainda três equipas que participam a título individual», refere o comunicado da COTEC.
O programa COHiTEC tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de produtos e empresas de base tecnológica e tem como principais destinatários investigadores que se encontram atualmente a trabalhar nos laboratórios nacionais. Desde 2004 até à atualidade, passaram pelo COHiTEC 136 projetos. Foram criadas 25 empresas.