
A 22ª Semana Informática do Instituto Superior Técnico (SINFO) arranca hoje às 10h00 de hoje, mas Diogo Nicolau, responsável pelo Marketing da equipa de estudantes que organiza o evento, prefere manter o pensamento um pouco mais à frente: «Ainda não fizemos uma SINFO e já estamos a tratar de lançar a próxima».
Desde 1993 que a SINFO se realiza ininterruptamente. Quando surgiu, dificilmente teria pretensões em ombrear com os eventos comerciais – mas com o passar do tempo e desaparecimento de algumas das feiras tecnológicas acabou por tornar-se num dos maiores eventos do setor.
Diogo Nicolau não se dá por satisfeito e, nem mesmo, o facto de se tratar de um evento organizado por alunos, que usa as instalações, mas não as verbas do Técnico, lhe abala o otimismo: «O nosso sonho é chegar ao Meo Arena; é ser a E3 portuguesa».
Conseguirão os alunos de informática cumprir esse sonho? A lista de oradores convidados tem dado uma ajuda. Na edição de 2015, Peter Sunde, ex-porta voz do Pirate Bay, Minh Le, criador do CounterStrike, e Scott Chacon, criador do Github serão os cabeças de cartaz.
«Já no ano passado tínhamos um leque de oradores muito bom. Temos conseguido alguns atalhos para chegar a algumas pessoas importantes», acrescenta Diogo Nicolau, 21 anos, aluno do quarto ano de Informática.
GitHub, KPMG, Miniclip, Gatewit, Ericsson, Faber Ventures e outras marcas consolidadas juntaram-se ao evento como patrocinadoras. Diogo Nicolau acredita que, apesar da rotatividade imposta pela evolução dos estudos, a equipa de alunos que organiza a SINFO estará em condições de juntar, no futuro, mais marcas e, assim, aumentar o número de stands, demonstrações tecnológicas, e outros pontos de interesse capazes de atrair visitantes.
«Já temos muitas pessoas que vêm de fora. Soube de um grupo da Madeira que tirou férias para poder acompanhar a semana da SINFO», lembra.
Terá a SINFO capacidade para ser a E3 de Portugal? A resposta começará ser trabalhada a partir das 15h30 de sábado, com a apresentação de encerramento da SINFO.