Ao contrário do que chegou a ser aventado, a falha que afetou o acesso a vários sites noticiosos portugueses terá tido lugar num dos centros de dados da PT em Lisboa. Questionada pela Exame Informática, a operadora fez saber que está em vias de concluir «os trabalhos de acompanhamento técnico de resolução da ocorrência verificada num dos nossos data centers, em Lisboa, no passado dia 14 de fevereiro pelas 17h».
A resposta da PT afasta assim uma primeira versão publicada hoje, que dava conta de uma alegada falha relacionada com a migração de servidores para o centro de dados que a operadora tem na Covilhã.
Entre sábado e domingo, a dita falha impossibilitou o acesso aos títulos do grupo Cofina (Jornal de Negócios, Correio da Manhã e Record). Alguns sites da Impresa (Exame Informática, SIC, Expresso, Caras, entre outros) foram também afetados parcialmente por esta falha.
A Cofina fez saber publicamente que admite recorrer aos meios legais para ser ressarcida.
Sem avançar com detalhes, a PT dá conta de um misto de maratona e contrarrelógio para sanar a falha que afetou os vários sites noticiosos portugueses. A operadora afirma ainda que está a trabalhar no problema com os fornecedores das tecnologias usadas pelo centro de dados afetado: «Os trabalhos estão a decorrer com sucesso, e podemos informar que neste momento existem já vários clientes com o serviço operacional. Contamos que a situação esteja normalizada em breve», acrescenta a operadora.