A Lusotur foi distinguida hoje o Prémio 100% Wireless Award. O prémio, que pretende contribuir com a expansão das redes sem fios no país, foi atribuído durante o Wireless Meeting de 2014, em Aveiro. Com esta distinção, a Lusotur ganha uma comparticipação dos custos para a instalação de uma rede Wi-fi na Marina de Vilamoura, Algarve, num espaço de 1,8 hectares.
O segundo prémio foi atribuído à Visabeira, que se candidatou com um projeto de instalação de uma rede sem fios numa unidade hoteleira na Barragem da Aguieira.
Mas os prémios não se ficaram por aqui. Nos novos projetos, o Wireless Meeting distinguiu o FreeQ com o prémio Wireless Idea.
FreeQ é um sistema que permite a qualquer lojista criar um sistema de checkout, em que os utilizadores pagam os artigos que compram através de uma app de telemóvel. A solução criada pela startup pressupõe o uso de sensores antirroubo (vulgo RFID) conectados a um router que permite confirmar que o determinado cliente comprou determinado produto e por isso pode sair com ele da loja.
Com o prémio, a FreeQ garante a entrada de capital de risco e ainda o apoio da Wavecom no que toca à expansão do negócio, que tem em vista acabar com as filas nas caixas registadoras.
Pelo palco do Wireless Metting 2014 passaram ainda dois startups, que não ganharam o concurso de ideias, mas foram apresentados como igualmente merecedores de futuros investimentos de capital de risco. Um dos projetos, de nome BTR, tem em vista a expansão das redes Bluetooth no que toca à cobertura e largura de banda; um segundo projeto, de nome Flybox, tem em vista desenvolver um sistema de distribuição de conteúdos e vídeos em aviões e aeroportos.