A Nos tem a Sonae como acionista; e a Mainroad tem a Sonaecom como acionista. Sonae e Sonaecom pertencem ao mesmo grupo – o que não invalida, que a Sonaecom venda na totalidade uma das suas participadas para uma empresa que tem como acionista a Sonae. Confuso? Então, fique-se pela versão mais simples da notícia: a Nos acaba de comprar a totalidade da Mainroad à Sonaecom.
A Mainroad está avaliada em valor de 14 milhões de euros.
A integração da Mainroad na Nos tem em vista o reforço da oferta de serviços e soluções de telecomunicações para empresas – um segmento que poderá atuar como alternativa à cada vez mais agressiva venda de pacotes que agregam serviços de telemóvel, telefone, Internet e TV.
«Esta operação, hoje anunciada, permitirá à NOS oferecer aos seus clientes uma oferta mais diversificada e profunda de serviços de Cloud Computing, Business Continuity e IT Managed Services, suportada em Data Centers próprios e de última geração», sublinha o comunicado da Nos.
A Nos refere ainda que esta aquisição se insere num plano de investimentos que prevê aplicação de cinco mil milhões de euros durante os próximos cinco anos. Ainda não se sabe se outras empresas detidas pela Sonaecom poderão ser compradas pela Nos.
Atualmente, a Sonaecom detém a Bizdirect, a Saphety, a WeDo Technologies e o jornal Público.
A Nos tem como principal acionista a Zopt, que é detida em partes iguais por empresas do grupo Sonae e pela empresária angolana Isabel dos Santos.