
Os amigos caninos ainda não conseguem detetar se uma pen USB está carregada de vídeos de menores ou se tem apenas folhas de cálculo e documentos de texto, mas a polícia do Connecticut conta com a sua ajuda para detetar se um suspeito está a tentar esconder uma pen nas meias.
O facto de tentar esconder algo pode indicar logo que se esteja perante algum conteúdo ilegal.
As autoridades do Connecticut treinaram um Labrador chamado Thoreau para conseguir cheirar um disco rígido dentro de um saco de fecho e dentro de uma gaveta de uma secretária. A polícia daquele estado tem cães especializados em farejar em diversas áreas, como pirómanos, bombas, narcóticos, cadáveres e agora, artigos de eletrónica de consumo, noticia o Gizmodo.
O treino em todas as áreas é semelhante, com os cães a receberem guloseimas de cada vez que conseguem detetar o cheiro do artigo pretendido. Ainda não se sabe concretamente quais os componentes que o Thoreau consegue identificar, mas a verdade é que consegue distinguir uma televisão de um disco rígido, mas não um iPad de um outro computador.
Já em 2009, foram treinados cães na prisão de Nova Jérsia para detetar telemóveis que os prisioneiros pudessem estar a esconder.