![teens-and-internet.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1880586teens-and-internet.jpg)
As ferramentas estão disponíveis a partir de hoje no site da CNPD, em virtude do Dia da Internet Mais Segura. Os utilizadores que optarem por experimentar as ferramentas podem depois descarregar a proteção para uma pen USB e levá-la consigo para qualquer outra máquina onde pretendam navegar na Net.
O projeto Pen C3Priv adapta vários programas existentes em código aberto e que são usados para navegar e trabalhar de forma segura, configurou-os para níveis de privacidade ao máximo e ainda usa uma ferramenta de encriptação de documentos, informa a Comissão em comunicado de imprensa.
A solução inclui cliente de correio eletrónico, editor de imagem, editor de texto, leitor de PDF, leitor multimédia de áudio e vídeo e troca de mensagens instantâneas que foram configurados para não gravarem nada no computador onde são usados, nem deixarem vestígios de informação privada sobre o utilizador.
A ferramenta inclui um browser já programado para não guardar passwords, apagar cookies automaticamente, não guardar o histórico, escolher ligações mais seguras, comparar certificados de segurança e bloquear scripts, publicidade, pop-ups e outras aplicações sem flash. Há ainda um segundo navegador só para funcionamento na rede Tor, para ligações anónimas.