A SIBS garante que a rede Multibanco é segura e que o fim do suporte ao Windows XP em abril próximo não representa qualquer perigo.
Contactada pela Exame Informática, a SIBS esclareceu que “o fim do suporte técnico ao Windows XP não terá qualquer impacto na rede de ATM Multibanco, nem põe em causa a sua segurança”.
Segundo a SIBS isto acontece dado que os cenários de utilização dos computadores domésticos e dos terminais de Multibanco são, naturalmente, diferentes. Por outro lado, diz a SIBS, “o sistema operativo é simplificado, a rede MULTIBANCO é fechada e a comunicação encriptada”.
A Microsoft também já nos tinha esclarecido que a maioria destes dispositivos recorre ao Windows XP Embedded, cujo suporte só termina a 12 de janeiro de 2016.
Recorde-se que no início da semana começou a correr a notícia de que o fim do suporte ao Windows XP afetava negativamente a segurança de 95 por cento das caixas ATM do mundo. A notícia foi baseada nos dados da NCR, o maior fornecedor de máquinas ATM dos EUA.
O The Verge e a Bloomberg reportavam que o fim do suporte ao Windows XP iria obrigar à atualização, só nos EUA, de 420 mil máquinas de ATM dado que os modelos com este sistema operativo ficariam vulneráveis a ataques e outros riscos de segurança a partir de abril próximo.
Se nos EUA há uma necessidade de migrar estas máquinas para o Windows 7, algo que nem todas suportam por terem hardware antigo, o mesmo não parece ser o caso em Portugal.
A Exame Informática também contactou diversos bancos portugueses para averiguar em que situação se encontram as caixas ATM próprias, mas não recebemos resposta do Millenium BCP, Caixa Geral de Depósitos e Montepio.