A Musicmetric analisa as atividades dos fãs de música em sites sociais e nos clientes de torrents e concluiu que existem muitas formas de lucrar com a música, apesar da pirataria.
As lojas de discos fecharam um pouco por todo o mundo. Nos EUA, uma em cada três lojas fechou as portas desde 2003, num total de 3700 lojas encerradas. No Reino Unido, 70% das marcas independentes de venda de discos desapareceram em dez anos.
A Iron Maiden LLP é uma holding que gere a banda homónima e que foi das que mais lucrou nos últimos tempos. Foram tidos em consideração vários fatores, como a contratação de novos funcionários, discussões online sobre a banda e outros indicadores económicos e sociais. A Musicmetric analisou o crescimento desta empresa e chegou à conclusão de que a pirataria pode servir de guia para as bandas. O raciocício dos artistas pode ser: «Estão a descarregar muitas músicas minhas neste país, de forma ilegal. Vou fazer um concerto lá» e assim conseguem lucrar com as receitas de bilheteira e outro merchandising. Os Iron Maiden terão feito isto na América Latina, depois de analisada a origem dos seguidores do Twitter e o tráfego de BitTorrent com o nome da banda. A América Latina passou a ser visitada frequentemente nos tours da banda e só o concerto em São Paulo terá rendido 2,58 milhões de dólares.