A eletrónica invadiu os automóveis – e os fios elétricos também. FLMRY Cu Sn 0,13 mm² promete ajudar as marcas de automóveis a rentabilizar o espaço com fios elétricos que apresentam reduções de 41% da dimensão e de 53% do peso face aos fios condutores de menor secção usados na atualidade (de 0,35mm²).
Pode parecer apenas mais um “ovo de colombo”, mas o FLMRY Cu Sn 0,13 mm² não passou ao lado da escolha do júri dos prémios da associação de empreendedorismo COTEC, que atribuiu ao fio elétrico da COFICAB Portugal a distinção relativa ao Produto Inovação de 2013.
Volkswagen, Daimler, Ford e GM são as quatro marcas que já começaram a usar nos seus automóveis os novos fios condutores produzidos em Portugal. Em breve, os fios elétricos da COFICAB deverão passar a ser usados em veículos fabricados pelo grupo PSA (Citröen, entre outras marcas) e Renault. O novo fio elétrico, que estreou em 2012, já somou 420 mil euros em vendas.
Ainda no prémio Produto Inovação, foi entregue uma menção honrosa ao Timewarp, serviço de gravação e visionamento da grelha de TV de 80 canais transmitidos pela Zon (agora Zon Optimus).
Os prémios da COTEC não se limitaram aos produtos inovadores: Os prémios para as PME mais inovadoras foram entregues à fabricante de chocolates Imperial e à empresa de consultoria de tecnologias para telemóveis Wit Software.
Destaque ainda para o prémio da categoria Estratégias de Fomento do Empreendedorismo que foi entregue ao Instituto Politécnico de Setúbal pelo papel que tem assumido na criação de conhecimento e negócios.
Nos Casos Exemplares de Cooperação Universidade-Empresa, o prémio foi atribuído à Universidade de Aveiro, devido à parceria estabelecida com a PT Inovação.