
Na conferência Black Hat secuity que decorreu em Las Vegas, nos EUA, os investigadores Aaron Grattafiori e Josh Yavor mostraram as vulnerabilidades que encontraram em diferentes Smart TV de 2012 da Samsung. As falhas permitiram-lhes ter controlo total sobre os televisores, incluindo ligar a câmara ou aceder a aplicações como o Facebook ou Skype.
“Como a TV tem apenas um utilizador, qualquer tipo de falha de segurança de uma aplicação ou no Smart Hub, que é o sistema operativo – a parte Smart da TV – tem as mesmas permissões que os utilizadores, ou seja, podemos fazer qualquer coisa”, expliclou Grattafiori ao Mashable.
Por outras palavras, um hacker pode aproveitar-se das falhas que existem neste tipo de televisões e passar a controlar a webcam para espiar o utilizador ou aceder às aplicações sociais para angariar informações que lhe sejam úteis.
Os dois investigadores trabalham para a empresa de segurança iSEC Partners e começaram a investigar esta questão no final do ano passado. Em janeiro de 2013 contactaram a Samsung para alertar a empresa sobre os problemas. A Samsung entretanto disse à CNN que tinha atualizado o software e resolvido os problemas de segurança, o que tornaria mais difícil a um hacker conseguir ganhar acesso ao sistema.
Os investigadores indicam que os consumidores devem aplicar as mesmas regras de segurança dos PCs nas Smart TVs: evitar navegar em sites suspeitos e certificar-se de que instalam as atualizações de segurança recomendadas pelos fabricantes. Em caso de dúvida, a melhor solução para não ser espiado é, segundo Yavor, evitar ligar a TV à Internet ou usar um truque da “baixa tecnologia”: fita adesiva na webcam da televisão.