Em comunicado, a Microsoft Portugal informa que têm sido registados, ao longo das últimas semanas, telefonemas fraudulentos feitos em nome da empresa. A Microsoft afirma que esta é uma estratégia concertada e organizada de malware com amplitude internacional.
Vários consumidores e parceiros têm sido contactados em nome da Microsoft sob pretexto de que foi detetada um vírus na máquina e que é necessário a execução de uma série de comandos para poder continuar a usar o Windows. Os criminosos também mencionam que os problemas podem ser resolvidos através da compra de pacotes de suporte anuais.
Segundo a Microsoft, os scammers fazem-se passar pelo departamento de segurança de informática, equipa de suporte técnico, de research e desenvolvimento ou até mesmo por entidades que atuam na área da segurança.
São usadas variadas técnicas sempre com o intuito de obter detalhes dos cartões de crédito, ao mesmo tempo que levam os utilizadores a instalar software malicioso que permite, depois, a obtenção de informações confidenciais ou o acesso remoto à máquina.
A Microsoft aconselha os utilizadores a desconfiar de telefonemas não solicitados e a não fornecer informações pessoais.
Atualização: questionada pela Exame Informática sobre o assunto, a Microsoft explica que resolveu divulgar esta informação como medida meramente preventiva. O serviço de apoio a clientes da empresa começou a receber mais queixas que “correspondiam a um tipo de campanha criminosa que já tinha atacado em alguns países”. Ainda assim, a Microsoft Portugal diz não ter conhecimento de “qualquer empresa ou pessoa que tenha fornecido qualquer dado por telefone e no total não estamos a falar de muitos telefonemas”. Decidiram enviar o alerta para “colocar as pessoas em sobreaviso” dado “a proporção que o tema teve em alguns países”