Em 2013, deverão ser vendidos 190 milhões de tablets no mundo, revelam as mais recentes estimativas da IDC. A consultora informa ainda que a venda de tablets Android deverá totalizar 49% do mercado deste segmento durante 2013 (em 2012, eram 42%). A confirmar-se esta previsão, o Android passa a deter o primeiro lugar dos sistemas operativos do segmento dos tablets, superando o iOS, que é usado pelo iPad.
A estimativa da IDC revela ainda que, para esta substituição de líderes de mercado, deverá contribuir igualmente a perda de força comercial do iPad. De acordo com os dados da IDC, o tablet da Apple fechou 2012 com uma quota de mercado de 51% e deverá descer para os 46% durante 2013.
Além de revelar que a disputa pelo segmento dos tablets está limitada a duas marcas, as estimativas da consultora permitem antever a perda da hegemonia do iPad e eventualmente uma mudança estratégica no modo como a Apple encara o segmento dos tablets. Em Wall Street, há quem preveja que a Apple vai ter de aprender a “jogar à defesa”, depois de uma fase dominada por uma abordagem expansionista.
«Historicamente, quando uma marca de telemóveis perde as graças do mercado (por exemplo, a Razr, a Blackberry ou a HTC) a queda costuma ser mais rápida que o esperado», comenta Peter Misek, analista de mercados, quando inquirido pela Reuters.
O preço mais em conta é apontado como o fator que mais terá contribuído para o crescimento da quota de mercado. Em contrapartida, a inexistência de licenças potenciou o crescendo do número de marcas que veem no Android o caminho mais direto para entrar no segmento dos tablets. Nas estimativas da IDC, destaque ainda para mais um indicador: metade dos tablets vendidos nos últimos meses têm ecrãs com menos de oito polegadas. A IDC acredita que a tendência vai manter-se em 2013.