Alguns analistas indicam que a decisão do tribunal vai “empurrar” a Samsung para o fabrico de Windows Phones. Recorde-se que, nos EUA, a empresa foi condenada a pagar mil milhões de dólares à Apple por violação de patentes. A mudança para a Microsoft pode conferir uma maior segurança no que à propriedade intelectual diz respeito.
A ComputerWorld explica que o Galaxy S IV, previsto para 2013, pode vir a sofrer uma alteração no design. Rob Enderle, do Enderle Group, adianta que a Samsung vai «ser mais criativa» e pode tentar obter acordos com a HP sobre o WebOS, ou com a Nokia ou a RIM. O objetivo deve ser distanciar-se da Google e do Android, já que «a maior parte dos problemas em que se meteu, parecem ter como origem o Android», conclui Enderle.
O maior desafio em criar novos designs nesta fase prende-se com o tempo de desenvolvimento que é necessário. O atraso que os fabricantes baseados em Android enfrentariam poderia custar o mercado, a favor da Apple.
Ainda é muito cedo para se conseguir perceber qual a estratégia da Samsung, mas sabe-se que terá mais cuidado com os seus projetos. As violações de patentes de design de equipamentos são significativamente mais penalizadas do que as violações de patentes de software, explica Florian Mueller, que escreve o blogue Foss Patents.