A tecnologia USSD (Unstructured Supplementary Service Data) é conhecida por usar um canal de comunicações que, originalmente, era exclusivo dos profissionais das redes de telemóveis. Nos últimos anos, começaram a surgir os primeiros serviços com base nesta tecnologia. Em Portugal, o filão tem sido explorado pela Via Consulting, que lançou, no ano passado, a primeira plataforma que suporta pagamentos por USSD, com a denominação de Be@MyHand.
Para efetuar um pagamento por USSD, o utilizador apenas tem de seguir um processo similar a de uma chamada telefónica para um número de telefone e confirmar a transação numa mensagem que lhe é enviada para o telemóvel por uma entidade financeira ou pela empresa que está a comercializar um serviço ou um produto.
Ainda que desconhecida da maioria, a tecnologia USSD distingue-se por estar presente em todos os telemóveis. «Tem a vantagem de ser uma solução segura e comunicar com todos os dispositivos sem ser necessário usar a Internet», explica Luís Sant’Ana Pereira, diretor da Via Consulting.
Criada a plataforma Be@MyHand, a Via Consulting deitou mãos à obra com o objetivo de multiplicar as funcionalidades possíveis para este serviço de USSD. Atualmente, a consultora sedeada em Oeiras já tem concluídas ferramentas que permitem comprar bilhetes de espetáculos ou de viagens, bem como de produtos em máquinas automáticas. Mas a solução em que a Via Consulting deposita maiores esperanças chama-se ShopByPhone: trata-se de um ferramenta que permite colocar, em anúncios de qualquer suporte, as referências necessárias (um conjunto de algarismos e símbolos) para fazer uma compra ou uma encomenda de um produto através do telefone – apenas e sempre recorrendo à tecnologia USSD.
Além de apelar à compra por instinto, a ShopByPhone distingue-se por permitir fazer compras em qualquer local, sem ser necessária a deslocação a uma loja ou a cobertura de Internet. A este fator junta-se o facto de poder suportar sistemas de pagamento virtualmente gratuitos para os consumidores (desde que as entidades que fazem negócios com este canal suportem os custos das comunicações).
«Esta solução não foi criada para concorrer com os cartões bancários. Quanto muito é uma alternativa em lojas que optaram por não ter terminais de pagamento com cartões de crédito e de débito», acrescenta Sant’Ana Pereira.
A soluções que a Via Consulting criou em USSD já começaram a despertar a atenção de entidades financeiras e comerciais. Em Portugal, já uma entidade que usa esta solução, mas que a Via Consulting não identifica devido a restrições de divulgação contratuais. Luís Sant’Ana Pereira acredita que em breve possam ser fechados outros negócios com entidades portuguesa. Em contrapartida, no Brasil as negociações já estão mais avançadas e é possível que, em julho, a consultora portuguesa tenha fechado mais um negócio.