No site da Apple, a empresa explica que “devido a um litígio com a Motorola Mobility relativo a patentes, os utilizadores de iCloud e MobileMe não são neste momento capazes de receber o email do iCloud e MobileMe” através da técnica push nos dispositivos iOS, dentro das fronteiras alemãs.
A empresa de Cupertino explica que o e-mail continua funcional, e que só a funcionalidade push foi desativada. Explica, também, que para continuar a receber o email de forma automática os utilizadores devem configurar o telefone para verificar periodicamente se há email novo.
Recorde-se que a Motorola apresentou queixa no Tribunal Regional de Mannheim, na Alemanha, em abril de 2011, alegando que o serviço de push mail da Apple infringia patentes suas. O tribunal deu razão à Motorola em fevereiro deste ano, dando à empresa a capacidade de interpor uma providência cautelar contra qualquer produto Apple que usasse o serviço.
Segundo o Apple Insider, tendo em conta que a decisão era preliminar, pode deduzir-se que a Motorola avançou com uma caução de 100 milhões de euros, necessária para ativar a providência cautelar e obrigar a Apple a acatar a decisão. Caso a empresa da Maçã recorra da setença e um tribunal superior decida contra a Motorola, esta será obrigada a pagar quaisquer prejuízos que a Apple venha a ter – daí ser necessário ativar uma caução.