A análise de mercado apresentada pela Toshiba cruza dados da marca com informações fornecidas por diferentes empresas de estudo de mercado. De acordo com esta análise, cerca de 900 mil portáteis saíram das lojas portuguesas durante 2011, menos 10% do que em 2010. Destes, 155 mil são da marca Toshiba, que se assumiu como líder de mercado no ano transato.
A mesma análise estima que foram vendidos entre 100 a 120 mil tablets durante 2011 no nosso país. Uma subida considerável relativamente a 2010, ano em que as vendas de tablets (Android e iOS) não terão ultrapassado as 20 mil unidades.
De acordo com Jorge Borges, diretor de marketing da Toshiba Portugal, a descida das vendas dos portáteis deveu-se à queda abruta das entregas de máquinas no âmbito dos projetos de educação (e-escolas e e-escolinhas). Excluindo estes projetos, que terá representado cerca de 200 mil portáteis, o responsável calcula que o número de portáteis vendidos em 2011 foi idêntico ao do ano anterior, apresentado até um crescimento de 2% no mercado de consumo. No mercado empresarial, o número de máquinas vendidas terão sofrido uma contração de 8%.
Ainda segundo a análise apresentada por Jorge Borges, as vendas tiveram um comportamento inconstante ao longo do ano. A forte retração nas compras no início de 2011 foi compensada no final do ano, altura em que o mercado foi animado por contantes promoções, que levaram à descida do preço médio. Os tablets estiveram especialmente em alta durante as semanas que antecederam o Natal, época em que os portugueses chegaram a comprar um tablet por cada dois portáteis.
A análise da Toshiba prevê que em 2012 o mercado de portáteis continue a cair. A principal razão apontada para esta previsão negativa é o término dos projetos de educação, que deverá fazer com que o mercado total se fique pelas 700 mil máquinas vendidas. Ou seja, a Toshiba antecipa que as vendas vão manter-se idênticas às de 2011 nos mercados tradicionais. Jorge Borges é da opinião que a retração provocada pela crise vai ser compensada por novidades tecnológicas, como os ultrabooks e, ainda mais importante, a chegada do Windows 8.
No que toca aos tablets, a Toshiba prevê vendas de cerca de 200 mil dispositivos deste tipo em 2012. Valor total, que já inclui os tablets com Windows 8 esperados para o final do ano.