De acordo com o Ars Technica, a joint venture IMFT entre a Intel e a Micron anunciou ter produzido um pacote de memória Flash com 128 Gb. A produção em massa deverá começar na primeira metade do próximo ano, e os dispositivos com esta nova memória deverão começar a ser vendidos em 2013.
A IMFT anunciou também ter começado a produção em massa de módulos de 64 Gb de 20 nm, sendo que estes produtos deverão chegar aos consumidores a meio do próximo ano.
Os módulos de 128 Gb irão demorar mais tempo a chegar aos consumidores devido ao facto de incluírem uma nova interface e tamanho de "página". Neste momento, os chips de memória flash usam um tamanho de "página" de 8192 bytes. O aumento para 128 Gb aumenta também este tamanho para 16384 bytes, o que implica novos controladores e firmware para acomodar o novo valor.
A IMFT indica também que os novos módulos apresentam o mesmo tipo de endurance que a atual tecnologia de 25 nm. Portanto, é de esperar que estes novos módulos Flash aguentem 3 a 5 mil ciclos de escrita.
Quando chegarem finalmente ao mercado, os novos chips serão pequenos o suficiente para permitir unidades SSD de 2,5" com um espaço de armazenamento máximo de 2 TB, caso os preços venham a permiti-lo.